Autenticidade nos relacionamentos

Aug 15, 2024Por Mafê Mauah @mafemauah
Mafê Mauah @mafemauah

Muitos falam sobre a necessidade de sermos autênticos, mas você sabe o que significa isso?

Primeiramente, vamos ver qual o significado dessa palavra, de acordo com o dicionário que guarda estreita relação com a “verdade”, com algo ser genuíno e legítimo. Então, passando para nossa esfera pessoal, significa sermos verdadeiros conosco e com as pessoas no que se refere a nós mesmos; sermos sinceros, não usarmos máscaras e nem enganar.

É bem mais fácil podermos usar essa definição em coisas do que com as pessoas e em relacionamentos, mas percebem o quanto sermos autênticos ou nos relacionarmos com pessoas autênticas é importante para nossa qualidade de vida e bem-estar? É muito gostoso nos relacionarmos com pessoas verdadeiras e que também nos possibilitam sermos autênticos. A base das relações que depositamos confiança é a verdade e respeito.

Agora vem uma pergunta capciosa, você consegue ser verdadeiro com você mesmo? Consegue expressar os seus sentimentos, emoções, pensamentos, opiniões de forma clara, sem ter medo ou sem tem que usar um disfarce para agradar ou se sentir aceito? Se isso fica difícil de responder, pense nas situações do seu dia a dia que você queria falar algo, mas não conseguiu porque ficou com medo do que as pessoas poderiam achar; quantas vezes você não expressou o seu desejo porque era diferente do desejo da outra pessoa e não queria ser diferente ou não queria incomodar? Quantas vezes você deixou de falar um não para alguém para permanecer com uma imagem de boazinha? Todos esses exemplos são formas de não sermos verdadeiros conosco, de colocarmos a nossa verdade ou desejo em segundo plano e acabamos por nos anularmos.

Tem um filme que para mim exemplifica muito o padrão de uma pessoa que coloca as suas vontades e desejos em segundo plano em prol do outro, Noiva em Fuga, com a Julia Roberts e Richard Gere. No filme ela era sempre a namorada/noiva perfeita que fazia tudo o que os caras queriam, e acabava deixando de expressar a sua vontade e na hora H, fugia. Para quem não viu o filme, espero não dar spoiler, mas ela abraçava os hobbies, a comida preferida, até como a pessoa gostava de comer ovo (frito, mexido, pochê etc) como sendo seus sem saber o que de verdade ela gostava.

Se de alguma forma você se encaixou em algum desses exemplos, e pode estar se perguntando como fazer para ser mais autêntico e verdadeiro consigo mesmo e com as pessoas que se relaciona. Isso é possível primeiramente se conhecendo, sabendo quais são os seus gostos, suas inclinações, seus desejos, seus princípios e valores; pois sabendo disso você consegue se relacionar melhor com as outras pessoas a partir de quem você é, sem ter medo de não ser aceito ou procurar fazer as coisas para se sentir amado.

Seguem algumas atitudes que você pode tomar para começar essa caminhada de autenticidade:

1.      Se conheça, Saiba quem você é, com suas qualidades e defeitos. Olhe para a sua história e honre tudo o que aconteceu para você ser quem é hoje. Defina quais são os seus princípios e valores internos, quais são as leis internas que te guiam, que você acredita e que guiam as suas decisões na vida.

2.      Liste os seus gostos, suas preferências.

3.      Exercite o amor-próprio e a autoaceitação.

4.      Comece, nas pequenas coisas, falar o que sente ou pensa sobre algo e depois vai aumentando, desfaça-se das máscaras sociais e seja verdadeiramente você mesmo.

5.      Aprenda a dizer não, coloque limites saudáveis entre você e as pessoas.

6.      Não se importe com que os outros pensam.

7.      Procure ajuda profissional, se for o caso.

two coffee lattes in yellow cup with saucer on brown wooden table