Como está o seu reclamômetro?
Você já parou para se observar, no dia a dia, se tem a tendência de reclamar muito ou não?
O ato de reclamar pode ser benéfico e saudável, quando é usado em momentos que você está expressando uma insatisfação por algo que esta acontecendo ou que esta vivendo. A partir do momento que a reclamação vira algo comum na rotina e é muito mais fácil de reclamar ou olhar para as coisas ruins do que para as coisas boas, isso pode afetar e muito sua saúde mental e emocional.
Quem tem a mania de reclamar, tem a tendencia de ver o lado ruim das coisas, de ser controlador, de ser ansioso e rígido (não muito flexível). Quando a reclamação na vida de alguém se torna crônica, cria uma sensação de que nada esta bom ou nada pode deixar a pessoa contente, e um pano de fundo de irritação se torna presente no dia a dia da pessoa.
Como sua saúde mental pode ser influenciada pela reclamação?
Pessoas felizes conseguem ver o lado bom de todas as coisas que acontecem e reclamam menos, a reclamação é usada nos casos que é necessário expressar indignação ou desconforto. As pessoas reclamonas não tem esse mecanismo de funcionamento, elas operam de forma oposta, os aspectos e sentimentos negativos estão sempre em evidencia em sua mente e em sua vida.
- Aumenta níveis de estresse e cortisol no organismo
- Prejudica a memória
- Estimula pensamentos negativos
- Pode gerar cansaço e corpo fatigado
- Interfere em sua autoestima e amor-próprio
Se você se identificou como uma pessoa reclamona, saiba que tem como sair desse ciclo e mudar sua forma de agir e interagir com a vida e as outras pessoas.
Como mudar o hábito de reclamar?
Primeiramente é necessário trocar a reclamação por um outro hábito, como de agradecer. Precisa ter a consciência que a reclamação não o fará feliz e não trará sensações boas.
1. Pense antes de reclamar.
Reclamar vai ajudar em sua insatisfação ou desconforto? Vai contribuir para o seu bem-estar?
2. Expressar sua insatisfação de forma mais saudável.
Exercite olhar os aspectos positivos de todas as situações que vivenciar.
3. Comece a agradecer e pratique a gratidão diariamente.
A gratidão tem um efeito contrário da reclamação, melhora o humor, aumenta a sensação de felicidade e contentamento.
4. Abra mão do controle e se abra para as oportunidades e mudanças
5. Seja o agente de transformação da situação em que se sente insatisfeito ou desconfortável – observe a situação e veja como pode contribuir para a resolução dela e aja.